terça-feira, 20 de maio de 2014

                                                                            Projeto




1.      O ponto de partida para a criação da cena são as várias partes da Ilíada, nas quais Zeus e Hera realizam diálogos tensos e conflituosos. Porém, a cena será criada tendo como foco a relação entre esses deuses, e não sobre os textos ou conteúdo dos diálogos.

2.       A partir do enfoque descrito acima, será criada uma cena performativa, que será composta pelo diálogo entre o teatro, a dança e a música. Desse modo, o conceito utilizado será o do teatro performativo, no qual o ator se transforma em performer, descrevendo os acontecimentos cênicos em um espetáculo centrado na imagem e na ação, enaltecendo os elementos expressivos e as distintas qualidades de energia, bem como as habilidades pessoais dos performers. Diferente de um ato teatral, no sentido tradicional, o qual é desenvolvido a partir de uma narrativa linear e ficcional, nesse ato performativo buscarei priorizar o fazer, as ações, os sentidos, mas sem uma ficção.


Pretendo utilizar a Teoria da Incongruência como meio para constituir a cena rumo à comicidade, bem como estar atento ao elemento rítmico presente na obra de Homero, no que se refere às repetições e à musicalidade (sons).


3.      Pré Roteiro

1º) Aparição dos dois deuses;
2º) Realização de algumas ações que “apresentem” essas figuras;
3º) Contato entre as figuras por meio de um objetivo claro e específico a ser alcançado por cada uma das figuras na relação com o outro. Objetivos esses individuais, que ao encontrar o outro acabe gerando conflito, que não é dramático, mas físico.
Esta é uma proposta para o início dos trabalhos. A partir do desenvolvimento do mesmo, outros desdobramentos surgirão direcionando o processo para seu “resultado”.

4.      Os atores/performers que participarão do processo criativo são Joao Porto Dias e Paula Sallas. Ambos são atores, palhaços e que desenvolvem estudos com instrumentos musicais, bem como integram o Nutra – Núcleo do Trabalho do Ator, no qual realizam procedimentos de treinamento do trabalho do ator. Os dois são alunos também da disciplina.

5.      Os ensaios desse processo criativo serão realizados no Galpão do Riso, em Samambaia, nas quartas e sextas das 10:20 às 11:40.

6.      Cronograma de ensaios:
Maio
Semana I, II e III: trabalho prático para criação de material e experimentos cênicos com o mesmo.
Semana IV: discussão e reflexão sobre a Ilíada, especificamente sobre a relação entre os deuses Zeus e Hera, a partir de alguns trechos selecionados; definição de alguns elementos, como música, possíveis objetos e figurinos.
Junho
      Semana I e II: ensaios para definição das cenas e do roteiro.
      Semana III e IV: ensaios finais para a realização da apresentação.
Obs.: no mês junho acontecerá um ensaio extra em um sábado, dia 14/06, às 14 horas, também no Galpão do Riso, em Samambaia.
Junho/Julho
Ensaio geral – 30/06 e 04/07 – na Universidade de Brasília.
Apresentação do processo criativo na Universidade de Brasília no dia 10/07, dentro da programação do Cometa Cenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário