Primeiro Ensaio - 07/05
O primeiro encontro do processo criativo foi utilizado para situar os atores participantes sobre qual parte da Ilíada iremos trabalhar. Nesse sentido, foi explicado que a ideia é a partir da relação entre Zeus e Hera criar uma cena com base em ações corporais, ritmo e repetição.
O trabalho prático desse primeiro encontro foi pensado com o objetivo de se criar um material físico de ações. Uma partitura. Essa partitura foi criada, por meio de experimentos de ações na seguinte sequência: empurrar, puxar, lançar, girar, ir ao chão, nascer, ver o mundo pela primeira vez. No vídeo é mostrado a sequência já definida pelos atores. Cada um mostra a sua repetindo-a três vezes de maneira interligada.
No segundo momento do vídeo, aparece uma experimentação, na qual cada ator tem um objetivo a realizar em relação ao outro. O objetivo do ator João era seduzir a atriz Paula. Já o objetivo de Paula era fazer com que João deitasse a cabeça dele em seu colo para dormir. Porém, um não sabe o objetivo do outro, quando eles vão fazer o experimento. A proposta consiste em ver que situações são geradas a partir da realização dessa tarefa concreta e simples. E outra regra era não poder falar.
A minha proposta em trabalhar esses deuses, é poder destacar os traços humanos que eles possuem, ao mesmo tempo que pelo fato de serem deuses, pode-se buscar uma movimentação e uma presença não cotidianas para a cena, ou melhor, nesse caso, misturá-las.
O próximo passo será trabalhar as partituras com distintas músicas para dar ritmos distintos a mesma. A ideia, a princípio, é utilizar essas partituras para uma "entrada" em cena dos dois deuses para a realização de um duelo.
Não tenho a cena desenhada em minha cabeça. Quero que os ensaios e o processo formem e conduzam a cena para o resultado final.
Quem quiser contribuir com sugestões, perguntas... será ótimo!!!
Abraço e bom trabalho a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário